Um grupo de voluntários em Curitiba oferece apoio para as pessoas que perderam um ente querido. A organização não governamental Amigos Solidários na Dor do Luto existe há três anos e foi fundada por Rose Anne Figurelli, que há nove anos perdeu um filho, vítima de tumor no cérebro. Nas reuniões semanais, o grupo procura dividir os sentimentos semelhantes diante da morte e a lidar com a perda.
A idéia surgiu de experiências de outros países, que Rose descobriu quando voltou para Escócia, sua terra natal, logo após a morte do filho. “Quando meu filho morreu, eu sabia que precisava trabalhar a minha dor. Por isso, comecei a ler livros sobre o luto, pois sabemos que a morte faz parte da vida, mas quando ela nos atinge nunca sabemos lidar com isso”, ponderou Rose.
No grupo não há palestras. As pessoas compartilham as experiências com liberdade para desabafar seus sentimentos, que muitas vezes são reprimidos dentro da família. “Criamos um ambiente totalmente informal e acolhedor, onde as pessoas podem falar, chorar ou expressar tudo o que pensam e sentem sem medo de serem reprimidas”, disse a coordenadora. Segundo ela, é importante compartilhar a dor, pois muitas vezes, se o sentimento não for exteriorizado, acaba causando uma depressão e trazendo outros problemas para as pessoas.
Serviço:
Os Amigos Solidários na Dor do Luto se reúnem nas segundas-feiras, das 14h30 às 16h, no Colégio Bom Jesus (Rua 24 de Maio, 95). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 365-1841 ou pelo e-mail asdluto@swi.com.br.