Grupo de voluntários deu inicio à solução do problema que a aposentada Maria Evani Gonçalves, 64, enfrenta há mais de um mês, desde que sua casa foi atingida por um eucalipto durante o temporal que atingiu cidade no dia 10 do mês passado. Ontem, oito integrantes do grupo “Os Jaguara” concluíram a retirada da árvore do terreno e agora buscam doações para reconstruir a casa no Bom Retiro. Entre os voluntários está o fotógrafo da Tribuna e Paraná Online, Gerson Klaina.
Os voluntários trabalharam por seis horas, entre quinta-feira ontem, e retiraram do local cerca de oito toneladas de madeira. A árvore que atingiu a casa tinha aproximadamente 60 metros e ultrapassou a área do terreno. Na queda, no mês passado, o eucalipto destruiu eletrodomésticos e por pouco não acertou a moradora.
Doações
Agora que o trabalho foi iniciado, os voluntários estão pedindo doações de materiais para reconstruir a casa da aposentada e a adesão de mais pessoas para a tarefa. Solicitam telhas, vigas, caibro e tábuas. “Já limpamos o terreno e agora precisamos de alguém que entenda de construção para ajudar com a casa”, disse o voluntário e jornalista Carlos Eduardo Kiatkoski.
Maria Evani não quis falar com a reportagem, mas afirmou aos voluntários que estava aborrecida porque recebeu ligações criticando a ajuda e afirmando que ela deveria procurar a prefeitura. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente esclareceu que, por se tratar de terreno particular, a responsabilidade da retirada da madeira é do proprietário. Os técnicos da prefeitura só comparecem aos locais caso sejam chamados pela Central 156, para avaliar possíveis riscos de queda de árvores.
Veja na galeria de fotos os voluntários.