À exceção dos curitibanos, que hoje comemoraram o dia de sua padroeira, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o feriadão acabou para os demais paranaenses. Ontem foi dia de voltar para casa, já que hoje recomeça o trabalho. As estradas ficaram cheias, principalmente aquelas que trazem as pessoas do litoral do Estado. Até mesmo a histórica Estrada da Graciosa teve um grande congestionamento ontem.

Segundo estimativa da Ecovia – concessionária responsável pelo trecho da BR-277 até o litoral -, cerca de 14 mil veículos deveriam subir a Serra do Mar ontem. Hoje a concessionária espera mais 23 mil veículos. Desde a zero hora de sexta-feira até as 14h de ontem, já haviam passado pela praça de pedágio no sentido Paranaguá 70.512, enquanto que no sentido contrário foram 35.014 automóveis.

A Ecovia espera que o horário de maior fluxo de veículos no retorno do litoral seja hoje entre 11h e 20h. Entre 13h e 20h são esperados mais de 1,5 mil veículos subindo por hora. Ontem, no meio da tarde, o fluxo já era grande. Por volta de 15h30, mil veículos subiam a serra por hora, enquanto desciam apenas quinhentos. O gerente de operações da Ecovia, Mauro Szwarcgun, recomendou muita atenção ao motorista no retorno: “Algumas vezes o condutor trafega na via a uma velocidade média de 80 km/h, ao chegar no perímetro urbano entra nas vias querendo utilizar a mesma velocidade, pois não se deu conta de que já não está mais na estrada, isso pode causar grandes acidentes”, comentou.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a Estrada da Graciosa ficou congestionada por cerca de dez quilômetros no final da manhã de ontem. Um ônibus trancou a pista, dificultando a passagem dos veículos que ficaram enfileirados entre 11h40 e 12h10. Depois disso o fluxo voltou ao normal, cerca de quatrocentos veículos por hora.

Acidentes

Até a tarde de ontem, 16 pessoas já haviam perdido a vida em acidentes nas estradas paranaenses. Conforme os dados das polícias rodoviárias estadual (PRE) e federal (PRF) já haviam sido registrados 313 acidentes, que deixaram 247 pessoas feridas. Os dados da PRE vão desde sexta-feira até 15h de ontem e mostram 213 acidentes, 184 feridos e onze vítimas fatais. Os da PRF mostram os acidentes ocorridos entre sexta-feira e zero hora de ontem. Foram 100 acidentes, com 63 feridos e cinco óbitos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade