Escolas começam atividades em dias diferentes. |
Neste ano, todas as 163 unidades de ensino municipal entraram em férias no dia 12 de julho. A gerente da área de Legislação Educacional, da Secretaria Municipal da Educação, Rosália Kasborg, explica que a elaboração do Calendário Escolar 2004 está de acordo com a legislação vigente, que prioriza o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ?As escolas podem propor seus calendários, desde que cumpridos 200 dias letivos, com carga horária mínima anual de 800 horas?, disse Rosália.
Cuidados
Hoje, volta também a funcionar o projeto Operação Escola, que atende 222 unidades, entre escolas municipais, estaduais e particulares. ?O objetivo é garantir maior segurança aos alunos nos horários de entrada e saída das escolas, evitando possíveis acidentes?, explicou a chefe do Núcleo de Educação e Cidadania da Diretran, Maura Moro Barbosa.
A Operação Escola foi implantada em 1997. O projeto conta com sinalização com cones e coletes, bonés e apitos utilizados pelos agentes monitores de travessia. Além disso, em 45 pontos específicos, onde o fluxo de veículos é maior, funcionam piscantes, que alertam os motoristas para que diminuam a velocidade em frente à escola.
Os monitores são capacitados em um curso realizado pelo Núcleo de Educação e Cidadania no Trânsito. No caso das escolas municipais o monitoramento é feito por guardas municipais, nas particulares, funcionários da própria escola estão aptos para cuidar da segurança dos alunos, e, em escolas estaduais, o monitoramento é feito por um agente contratado pelas associações de pais de alunos.
continua após a publicidade
continua após a publicidade