Maioria dos alunos voltou às aulas. |
O período de férias acabou ontem para milhares de estudantes de colégios públicos e particulares do Paraná. Em Curitiba, a volta às aulas gerou aumento do fluxo de veículos em circulação pela cidade e muito trabalho a professores e diretores de escola.
Nas escolas da rede municipal de ensino, cerca de 67 mil alunos iniciaram o ano letivo e outros 36 mil devem voltar às salas de aula na próxima terça-feira. Na rede estadual, em 2,1 mil escolas de educação básica e 500 centros de educação de jovens e adultos espalhados pelo Paraná, 1,6 milhão de jovens retomaram os estudos.
No Colégio Estadual Bom Pastor, localizado no bairro Vista Alegre, o retorno de novecentos alunos distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite foi considerado tranqüilo. “Estamos recebendo professores novos e muitos alunos do Colégio Nympha Peplow, que passou por processo de municipalização. Neste primeiro dia de aula, os professores estão se apresentando aos alunos e também conhecendo a instituição”, disse a diretora Maria José de Araújo.
A manhã foi de confraternização no colégio particular Santa Maria, no bairro São Lourenço. Os estudantes foram recebidos por uma banda de rock do próprio colégio, passaram por momento de convivência no pátio, assistiram a uma mensagem de boas-vindas da direção através de um circuito interno de TV e receberam os horários de aula e a programação do ano letivo.
“Os alunos do terceirão estão tendo aulas desde a semana passada. Hoje (ontem), voltaram os alunos da segunda série do ensino fundamental até o segundo ano do ensino médio. Amanhã (hoje), voltam as crianças da pré-escola à primeira série do fundamental”, explicou o diretor educacional do Santa Maria, Arcânio João Sedrez. “No total, temos 2,8 mil alunos. Desses, quinhentos são novos na instituição.”
Superior
Algumas instituições de ensino superior, como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), também iniciaram na manhã de ontem o ano letivo. Na Universidade Católica, 19.542 estudantes, matriculados em 54 cursos de graduação, voltaram às salas de aula. Junto com eles, 1.391 professores e 1.091 funcionários retornaram ao trabalho. “Acolhemos a todos com alegria, entusiasmo e participação fraterna”, revelou o reitor Clemente Ivo Juliatto.