Foto: Divulgação |
Ortigueira: cheiro estranho do rio Formiga. |
A distribuição de água tratada para 90% da população de Ortigueira, norte do Paraná, foi restabelecida ainda na noite de ontem. Essa era a previsão do gerente da Sanepar na cidade, Ademir Quintino. O abastecimento para toda a população deve se normalizar hoje.
Os moradores da cidade ficaram sem água tratada desde quinta-feira, em função de cheiro e odor estranhos que apareceram em alguns pontos do rio Formiga. Porém, a Sanepar resolveu suspender o abastecimento em toda a cidade por precaução. Ortigueira tem cerca de 24 mil habitantes.
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) colheu amostras da água do rio para análise, mas os resultados devem demorar pelo menos dez dias. A primeira previsão da Sanepar era que o abastecimento fosse normalizado já na quinta-feira, mas as fortes chuvas que caíram na cidade derrubaram dois postes, o que causou queda de energia e, conseqüentemente, impediu a distribuição de água. Segundo Quintino, por volta das 17h de ontem, a Copel já havia finalizado o conserto dos postes que caíram em uma estrada rural. ?Começamos a mandar água tratada para a cidade às 18h30 de ontem, pois com a energia elétrica normalizada ainda temos que fazer a limpeza de alguns filtros?, comentou Quintino.
Ontem à tarde, o responsável pelo Hospital São Francisco, o maior da cidade, Adiel Razoto, disse que já havia comprado água mineral para os pacientes, uma vez que o filtro não estava sendo usado mais para economizar água. Ele informou ainda que das 12 caixas de água do hospital, duas já estavam vazias, mas a situação não tinha afetado o funcionamento do local. A Sanepar enviou caminhões-pipa para evitar problemas até que o abastecimento fosse restaurado. Os caminhões levaram água para hospitais, postos de saúde, creches e para o asilo.