Pesquisa

Você sabia que o Paraná tem Banco de Dente Humano? Saiba como fazer doações

Banco de Dente Humano. Foto: UEM/divulgação.

Banco de sangue, banco de leite, de orgãos… e até Banco de Dente Humano. Isso mesmo, criado em dezembro de 2009, o Banco de Dente Humano (BDH) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem cerca de 500 dentes no acervo, que é muito importante para o ensino dos estudantes do Departamento de Odontologia da Universidade.

As doações podem ser realizadas diretamente na clínica odontológica da UEM. O dente, por suas características específicas, é insubstituível para a realização de pesquisas e estudos. “Por ser um órgão, a doação de dentes ao BDH é regulamentada, sendo necessário o doador assinar um termo de doação e consentimento”, explica a coordenadora do BDH, Gabriela Santin.

LEIA TAMBÉM:

>> Enzo, Alice, Miguel ou Helena? Saiba os nomes de bebês preferidos dos pais em 2021

>> Dor nas costas foi a segunda causa de afastamentos do trabalho em 2021 no Brasil

Atualmente o BDH está tramitando um processo para cadastramento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para se tornar um Biobanco e expandir suas atividades, e até mesmo fornecer material a outras Instituições de Ensino. 

Com este credenciamento os pesquisadores poderão utilizar os dentes disponíveis no BDH para desenvolver pesquisas, tratamentos alternativos e curas para diversas doenças.

Pessoas interessadas em contribuir, podem realizar a doação no DOD (avenida Madacarú, número 1.550, Centro, Maringá), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Os dentes devem estar imersos em água e o doador deve apresentar documento de identidade para assinatura do termo de doação e consentimento.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo