Os brasileiros com mais de 60 anos têm o que comemorar hoje, no Dia Nacional do Idoso. A população de terceira idade no País vem aumentando significativamente a cada ano e dando exemplos de vitalidade e disposição.
Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Geriatria, Gilmar Calixto, a perspectiva é que em 2025 o Brasil tenha 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos. A expectativa média de vida no País é de 68 anos. Já em Curitiba, dados do censo 2000 do IBGE mostram que mais de 138 mil pessoas que vivem na capital têm idade superior a 60 anos, representando 8,7% da população total, que hoje chega a aproximadamente 1,6 milhão de habitantes.
Para chegar à velhice com qualidade de vida é fundamental uma alimentação equilibrada, exercícios físicos moderados e, principalmente, uma ocupação mental. “É importante que o idoso ocupe o seu dia para que não fique pensando em coisas negativas. Passear, caminhar e realizar atividades que possibilitem um prazer pessoal podem ajudar muito para uma velhice saudável”, acrescenta Gilmar.
Hoje, a maioria dos idosos não quer ficar parada em casa. Um exemplo é a aposentada Nadir Duarte Erthl, que, aos 67 anos, ainda trabalha como cobradora de ônibus em Curitiba. “Adoro acordar cedo. Me distraio com os passageiros. Em casa, sou sozinha e não tenho com quem conversar”, afirma Nadir, que além de trabalhar voltou a estudar após 50 anos fora da sala de aula. Como Nadir, a pensionista Esther Fernandes Oliveira também demonstra muita vitalidade. Aos 68 anos, iniciou um curso para aprender a tocar teclado. “Acredito que hoje vivo bem melhor do que antes, pois minha disposição é maior”, acrescenta Esther.
Já a escritora Dalila Daher, 77, diz que a vida está apenas começando. Para ela, um dos grandes objetivos de vida é ajudar e ensinar os outros tudo o que aprendeu. Com esse objetivo, Dalila vai ministrar gratuitamente, na próxima segunda-feira, no Sesc da José Loureiro, em Curitiba, das 15h às 17h, um curso sobre a culinária árabe. “Quero passar para os outros tudo o que sei”, ressalta Dalila.