Vistoria decide o futuro de Vila Velha

Governo do Estado, Prefeitura de Ponta Grossa e entidades ambientais realizam hoje uma vistoria no Parque Estadual de Vila Velha. O encontro pode definir a situação do Parque, que há 11 meses está fechado para reformas. Uma ação popular exige a conclusão de obras que permitiriam a visitação pública no local.

Segundo o diretor-presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiat, o objetivo do novo governo é abrir o parque emergencialmente.””O parque fechado representa prejuízo para todos os paranaenses e, principalmente, para a população da região de Ponta Grossa”, argumenta. “Entendemos que as exigências dos ambientalistas são justas e serão atendidas, mas não podemos fixar datas.”

Um dos principais pontos de discussão no parque diz respeito à construção de um Núcleo de Estudos Ambientais ao lado de uma piscina existente no local. “A construção é de interesse do governador Requião”, adianta Semiat, que atribui ao antigo governo o atual estado do parque. “Foi um problema político, faltou vontade de fazer.”

A Liga Ambiental, uma das entidades que compõem o Conselho Gestor do Parque, diz que apoia a reabertura, desde que o plano gestor seja mantido. “São necessárias mais algumas reformas para deixar o parque em condições ideais”, explica Rafael Filippi, assessor jurídico da Liga.

A replantio de espécies nativas e a elaboração de um estudo sobre o impacto da destruição de uma estrada de asfalto no Parque também estão na pauta dos ecologistas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo