Os parques e atrações turísticas de Curitiba têm aumento de visitantes neste mês de janeiro. O Teatro Ópera de Arame, que durante o ano recebe uma média de 1.300 visitantes por dia, teve 36.378 visitantes nos primeiros onze dias de janeiro, uma média de 3.300 visitantes por dia. “Os parques, praças e pontos turísticos estão mais floridos e conservados, o que deixa o passeio mais agradável durante o verão”, afirma a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

continua após a publicidade

Uma vantagem do turismo em Curitiba é o acesso gratuito aos parques, praças e locais como a Ópera de Arame. Turistas de todos os lugares elogiam a infraestrutura encontrada no local. A empresária paulista Rose Cestari aprovou a conservação da Ópera de Arame. “Curitiba é realmente uma capital diferenciada que nos apresenta inovações modernas, integradas com a natureza”, disse.

Esta também é a opinião do americano Tom Hirst, em visita a Curitiba pela primeira vez. “Gostei da limpeza urbana, dos cuidados ecológicos e do transporte público”, disse o americano, que trabalha com planejamento urbano em seu país.

A atenção dada pela Prefeitura para a acessibilidade de portadores de deficiência aos equipamentos turísticos foi percebida pelo cadeirante Jeferson Martinez, de Sorocaba. “Em todos os lugares há consideração aos portadores de deficiência, mostrando que Curitiba está à frente nesta questão em comparação a outros centros turísticos do Brasil”, disse.

continua após a publicidade

Linha Turismo

Os novos ônibus de dois andares, inaugurados pela Prefeitura em 2008, são atrações à parte para turistas e moradores da cidade e estão ajudando aumentar o número de visitantes. Sempre lotados, os chamados double-deckers oferecem assentos ao ar livre no piso superior, proporcionando uma vista panorâmica do trajeto e mais conforto aos passageiros. Circulam por 40 quilômetros e passam por 25 pontos turísticos da cidade. A passagem custa R$ 20,00 e dá o direito a três reembarques durante a viagem.

continua após a publicidade

Os novos veículos têm 55 assentos no segundo piso, equipados com cinto de segurança de dois pontos, porta-copos e porta-folhetos. Antes de movimentar o veículo, o motorista faz o controle da posição dos passageiros por meio de uma câmera. O piso inferior tem 11 poltronas, duas delas com largura maior que o padrão. Também há espaço reservado e adaptado para cadeirantes, com trava de roda e cinto de segurança. A área também pode ser usada por deficientes visuais acompanhados de cão-guia.