Nos últimos anos, a Avenida Visconde de Guarapuava, em Curitiba, se tornou um ponto de encontro certo para quem quer comprar motos e acessórios. Em seu decorrer, a via está repleta de revendas e concessionárias. Em alguns trechos, há quase uma loja do lado da outra, atraindo a atenção dos consumidores e interessados.
O dono da Moto Sul, Londino Zella, é um dos comerciantes pioneiros do setor na Visconde, estando no local há doze anos. Ele conta que as lojas começaram a se instalar na rua nos últimos cinco anos. “No começo, fiquei um pouco assustado e com medo de perder clientes. Não há como negar que isso aconteça, mas o fato de vários estabelecimentos que trabalham com os mesmos produtos se instalarem no mesmo local também traz uma série de vantagens”, comenta.
O irmão de Londino, Jaime Zella, também é dono de uma loja na rua, a J.C. Motos, localizada na mesma quadra que a Moto Sul. Segundo ele, os grandes beneficiados com o fato de haverem muitas lojas no mesmo local são os clientes. “Havia uma loja na Avenida Sete de Setembro, que era única no local e vivia vazia, era quase desconhecida do público”, conta. “Na Visconde, quem quer comprar uma moto pode fazer pesquisas de preço e se informar melhor sobre a qualidade dos produtos. Já virou um ponto de referência na cidade.”
Sobre uma possível rivalidade com o irmão, Jaime afirma: “Claro que existe concorrência, mas trocamos muitas informações. Um sempre acaba fazendo um pouco de propaganda para o outro.” E isso parece não acontecer apenas entre os parentes. De acordo com Jaime, os comerciantes, quando não têm determinado produto procurado, acabam sempre orientando o comprador e indicando a loja do vizinho.
Busca de diferenciais
Na opinião do funcionário da Rodri Motos Ronei Ronílson Araújo, a grande concorrência é positiva por incentivar os lojistas a terem diferenciais no atendimento. Alguns criam promoções ou capricham nos descontos, outros buscam ser solidários com os clientes, fornecendo informações sobre a maneira correta de cuidar e utilizar as motos e caprichando no atendimento. “Como na maioria das vezes os preços das motos são tabelados, encontramos na prestação de serviços o nosso diferencial”, explica. “Aqui na loja, tentamos atender da melhor forma possível os consumidores para que eles voltem e preferiam o nosso estabelecimento ao dos concorrentes.”
Porém a rivalidade entre os comerciantes vizinhos parece só ocorrer mesmo na hora de fazer negócios. O proprietário da Ceará Motos, Eduardo Gil, há um ano na Visconde, revela que todos são amigos e costumam se reunir para fazer festas de fim-de-ano, churrascadas nos finais de semana e para participar de feirões de motos. “Um acaba conhecendo a família do outro, deixando a concorrência de lado e eles acabam se tornando amigos”, garante.