A Avenida Visconde de Guarapuava, uma das mais movimentadas da cidade, deve ser a próxima área a receber semáforos para ciclistas. A informação foi revelada pelo secretário municipal de Trânsito, Joel Krüger, em entrevista ao Paraná Online. Segundo ele, a ampliação do projeto para garantir mais segurança nas travessias dos usuários de bicicletas vai depender dos resultados apresentados pelo sinaleiro em testes desde 30 de abril, na esquina da Rua Mariano Torres com a Avenida Afonso Camargo, perto da rodoferroviária.

continua após a publicidade

Krüger explica que este equipamento foi cedido sem custos à prefeitura pela empresa, cujo nome preferiu não divulgar. “Vamos testá-lo por seis meses para verificar a qualidade do material e a percepção dos ciclistas e pedestres. Tendo resultados favoráveis, o que acreditamos que vai ocorrer, já que até o momento o funcionamento está adequado e sem nenhuma anormalidade, vamos implantar em outras áreas. A primeira é ao longo da Visconde de Guarapuava, mas já estudamos outros locais onde tem sinalização para pedestre e ciclovias ou ciclofaixas para verificar as condições de implantação”, adianta.

Custos

Dentro de 15 dias, o secretário espera ter concluído os levantamentos que indicarão o custo para instalar os sinaleiros com todas as tubulações e cabos. “A intenção é no final do ano ou, no mais tardar, no começo de 2014, lançar a licitação dos equipamentos”, diz.

continua após a publicidade