Um museu de geologia e paleontologia será construído no Parque Estadual de Via Velha, em Ponta Grossa. A previsão é que a obra seja licitada pelo governo do Estado no início de 2006, para ser inaugurado até o final do ano. A idéia do museu é mostrar a evolução geológica que sofreu o parque, assim como a de outras regiões paranaenses. Ele também irá ser um atrativo a mais para quem visita Vila Velha.
O projeto de construção do museu está sendo elaborado em conjunto pelas secretarias de Meio Ambiente e Obras, Minerais do Paraná (Mineropar) e Fundação João José Bigarela. As obras físicas serão feitas em cima de uma piscina desativada – que foi construída no parque na década de 70. O acervo, formado por rochas, minerais e fósseis, será constituído por peças da própria Mineropar e por materiais que ainda serão coletados durante trabalho de campo.
O diretor-presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni, afirmou que o museu terá uma importância educacional muito grande. Ele destacou ainda que o museu vai agregar valor turístico ao parque. O museu, afirma o diretor, será o único do gênero no País fora de universidades. O diretor do futuro museu, Paulo Drabik, diz que idéia é que o espaço seja interativo, e que os visitantes possam conhecer toda a história da formação de Vila Velha, para, depois, visitar o parque.