A Vila da Madeira, projeto da Prefeitura para preservar um dos aspectos mais significativos da arquitetura da cidade, já pode ser visitada na internet. A iniciativa é de um grupo de alunos do segundo ano do curso de Desenho Industrial do Unicenp que, sob supervisão do professor Renato Bertão, construíram um portal – www.vilavirtualdamadeira.hpg.com.br, reunindo exemplos significativos da arquitetura em madeira em Curitiba. O portal mostra 42 casas antigas, com fotos, informações sobre os imóveis e história das famílias proprietárias.
O trabalho dos estudantes teve o apoio da Prefeitura, que cedeu o material de apoio para a pesquisa das edificações. O ponto de partida foi um levantamento feito a pedido do Ippuc, pelo professor Key Imaguire Júnior, arquiteto e professor da Universidade Federal do Paraná, que identificou 100 exemplares representativos da arquitetura em madeira do início do século passado.
O levantamento visava subsidiar o projeto da Vila da Madeira, que está incluído na proposta de criação do Linhão do Turismo – um grande eixo que corta as regiões oeste e norte da cidade, onde se pretende estimular atividades ligados ao turismo e entretenimento. A idéia é criar a Vila num dos parques da cidade, reunindo pelo menos 20 entre as 100 edificações identificadas por Imaguire, numa espécie de museu ao ar livre.
Missão
O trabalho do professor Bertão com os alunos do segundo ano de Desenho Industrial foi desenvolvido no último semestre deste ano, dentro da disciplina de Projeto Gráfico. Cada aluno escolheu uma casa e tinha como missão fazer uma “radiografia” do imóvel, levantando todo tipo de informações sobre ele. Com os dados coletados e fotos, cada aluno montou um site, utilizando recursos de computação gráfica.
“Para chegar a um bom resultado, eles tiveram que aliar conhecimentos da área de ciências humanas com o domínio da técnica e das ferramentas da Internet, já que a montagem do site deveria envolver também os aspectos pessoal, social e cultural”, disse Bertão. Segundo ele, o trabalho acabou entusiasmando os alunos que, em muitos casos, estabeleceram envolvimento com as famílias e uma maior identificação com a cidade onde vivem. “Eles aprenderam a valorizar a história e passaram a olhar a cidade com outros olhos”, contou o professor.
O portal (www.vilavirtualdamadeira.hpg.com.br) tem link para cada um dos 42 sites criados pelos alunos.