A Secretaria Municipal da Saúde participará, neste domingo (16), da 26ª Vigília Mundial em Solidariedade às Pessoas Vivendo com HIV/Aids. A mobilização acontecerá das 10h às 13h, na Feira de Artesanato do Lago da Ordem, quando serão disponibilizados ao público 16 mil preservativos masculinos, 500 preservativos femininos e 15 mil folhetos com informações sobre o assunto.
O objetivo da mobilização, explica a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Mariana Thomaz, é reverenciar a memória das pessoas que já morreram em decorrência da síndrome e, ao mesmo, frisar a necessidade de respeito e solidariedade a quem sofre diretamente o problema ou tem casos próximos. “Isso é muito importante porque, como qualquer pessoa, o portador do vírus ou quem desenvolveu a síndrome tem tanta necessidade de trabalhar, estudar, produzir, criar e ser aceito socialmente”, lembra.
Desde o início da notificação obrigatória da aids, em 1984, foram registrados em Curitiba cerca de 7,5 mil casos. Apesar de mais de 5 mil deles terem ocorrido entre homens, é evidente a feminilização da epidemia. Do total de pacientes notificados, aproximadamente 2,7 mil morreram. Cerca de 2,8 mil estão sob tratamento médico.