Vigília em solidariedade a portadores do HIV

A Secretaria Municipal da Saúde participará, neste domingo (16), da 26ª Vigília Mundial em Solidariedade às Pessoas Vivendo com HIV/Aids. A mobilização acontecerá das 10h às 13h, na Feira de Artesanato do Lago da Ordem, quando serão disponibilizados ao público 16 mil preservativos masculinos, 500 preservativos femininos e 15 mil folhetos com informações sobre o assunto.

O objetivo da mobilização, explica a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Mariana Thomaz, é reverenciar a memória das pessoas que já morreram em decorrência da síndrome e, ao mesmo, frisar a necessidade de respeito e solidariedade a quem sofre diretamente o problema ou tem casos próximos. “Isso é muito importante porque, como qualquer pessoa, o portador do vírus ou quem desenvolveu a síndrome tem tanta necessidade de trabalhar, estudar, produzir, criar e ser aceito socialmente”, lembra.

Desde o início da notificação obrigatória da aids, em 1984, foram registrados em Curitiba cerca de 7,5 mil casos. Apesar de mais de 5 mil deles terem ocorrido entre homens, é evidente a feminilização da epidemia. Do total de pacientes notificados, aproximadamente 2,7 mil morreram. Cerca de 2,8 mil estão sob tratamento médico.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo