A Vigilância Sanitária fechou um estabelecimento comercial durante a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública. A fiscalização foi feita em Guaratuba, na noite de quinta-feira (8).

continua após a publicidade

De acordo com o técnico da Vigilância, Paulo Cezar Lourenço, um estabelecimento foi fechado, porque não oferecia condições mínimas de higiene para estar em funcionamento. O estabelecimento também foi notificado pelo Corpo de Bombeiros e estava sem alvará de funcionamento expedido pela prefeitura.

Participaram da ação as polícias Civil e Militar, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e fiscais da prefeitura de Guaratuba. Foram vistoriados 13 estabelecimentos e foram feitas 28 autuações de todos os órgãos que participaram da fiscalização.

Segundo o coordenador-geral da Aifu, Benedito Faccini, o objetivo da fiscalização é garantir que os veranistas possam consumir no comércio do litoral de forma tranquila e com segurança. “Os comerciantes muitas vezes não sabem quais são os alvarás que precisam ter, nós os orientamos e damos prazo para eles corrigirem todos os problemas encontrados”.

continua após a publicidade

Em vários estabelecimentos, a Vigilância Sanitária encontrou problemas principalmente no armazenamento dos produtos. Como explica Lourenço, em um estabelecimento os alimentos eram armazenados em sacolas plásticas de supermercado. “Este tipo de armazenamento é muito comum nas vistorias que fazemos e é totalmente incorreto, porque a sacola plástica vem contaminada do mercado e quando entra em contato com o alimento, o contamina também”.

A Vigilância explica que é muito importante fazer o armazenamento correto dos alimentos. Além disso, é necessário que o estabelecimento tenha um banheiro adequado que contenha papel toalha, sabonete e lixeira.

continua após a publicidade

O IAP encontrou palmitos em conserva que provavelmente seriam clandestinos. O produto foi apreendido pelo fiscal e o estabelecimento foi notificado. Caso seja flagrado novamente com o palmito pode receber multa.