A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, autuou nesta quarta-feira (9), mais uma farmácia na cidade. O motivo é a venda de medicamentos controlados por meio de receitas irregulares. "Ela foi fechada na terça [8] e o proprietário não foi encontrado", informou o diretor de Saúde Ambiental da secretaria, Rogério Lampe.
Segundo Lampe, este é o terceiro estabelecimento autuado pelo órgão desde o mês de maio, quando uma operação de vistoria em todos as farmácias da cidade começou a ser realizada. Até agora, 80 dos 150 farmácias da cidade já foram vistoriadas. Também participaram da operação a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Polícia Federal (PF).
Conforme o diretor de Saúde Ambiental, a farmácia autuada vai responder a processo e terá de pagar multa, que deve chegar a aproximadamente R$ 15 mil. "O proprietário do estabelecimento terá o direito de se defender, se for encontrado", ressaltou. O diretor informou que o resultado da operação foi positivo porque apenas três estabelecimentos dos 80 vistoriados foram autuados. "É um número aceitável, apesar das falhas graves", avaliou.
Rogério Lampe disse ainda que, neste caso, a farmácia não vai ter a chance de se regularizar porque não há adequações a serem feitas. Segundo ele ninguém foi preso. "Vamos continuar com o processo de rotina e verificar o comércio geral", completou. Lampe orientou que é importante que as pessoas comprem medicamentos apenas nos estabelecimentos que tenham licença sanitária.