A Vigilância Sanitária da prefeitura de Curitiba apreendeu 693,9 quilos de alimentos desde o último sábado, dia em que teve início a operação Boas Festas. A operação tem como objetivo intensificar a fiscalização de alimentos colocados à venda em supermercados da capital em razão das festas de fim de ano. Os produtos foram retirados da área de venda e inutilizados.
De acordo com o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sezifredo Paz, a expectativa é que os problemas não sejam repetidos.
“Tivemos as apreensões, mas o melhor resultado seria a ausência desses casos. Esperamos que isso não se repita”, afirma. A operação será mantida até o início de janeiro.
Carne bovina, frios, peixes, salsichas e outros produtos derivados de origem animal estavam entre os alimentos apreendidos. “Esses são produtos bem frequentes em refeições de final de ano e, por isso, bastante vendidos”, afirma o diretor. Os estabelecimentos que mantinham esses alimentos de forma irregular foram autuados.
Por conta das apreensões, a SMS alerta a população para que compre apenas alimentos dentro da validade, de origem conhecida, rotulados, conservados em temperatura adequada e expostos sob higiene. “Aqueles que verificarem irregularidades nos mercados de Curitiba podem denunciar pela central 156”, orienta.