A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) fechou quatro estabelecimentos em Matinhos, Litoral do Paraná, na noite de domingo (27). O principal problema encontrado foi a falta de adequação dos estabelecimentos às normas da Vigilância Sanitária.

continua após a publicidade

As equipes formadas por policiais civis e militares, bombeiros, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vigilância Sanitária, Vara da Infância e da Juventude e fiscais da prefeitura visitaram dez estabelecimentos.

Fiscais da prefeitura orientaram comerciantes sobre a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas. “Se o passeio tiver três metros e meio de largura, da porta do estabelecimento até a rua, o comerciante pode usar a metade desse espaço. Caso a largura da calçada seja menor, não é possível usá-la para colocar mesas”, disse o fiscal Geraldo Aparecido Firmino.

Pontal do Paraná

continua após a publicidade

Durante fiscalização realizada na noite de sábado (26) no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná, três veículos foram apreendidos por perturbação de sossego. O volume do sistema de som dos carros ultrapassa o limite permitido.

De acordo com o técnico Paulo Kurzlop, do IAP, o máximo permitido pela lei são 60 decibéis, durante o dia, e 55 decibéis, à noite. “Os três carros faziam uma disputa de som durante a madrugada”, disse. Os motoristas foram autuados, e os veículos apreendidos.

continua após a publicidade