A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) fechou quatro estabelecimentos em Matinhos, Litoral do Paraná, na noite de domingo (27). O principal problema encontrado foi a falta de adequação dos estabelecimentos às normas da Vigilância Sanitária.
As equipes formadas por policiais civis e militares, bombeiros, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vigilância Sanitária, Vara da Infância e da Juventude e fiscais da prefeitura visitaram dez estabelecimentos.
Fiscais da prefeitura orientaram comerciantes sobre a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas. “Se o passeio tiver três metros e meio de largura, da porta do estabelecimento até a rua, o comerciante pode usar a metade desse espaço. Caso a largura da calçada seja menor, não é possível usá-la para colocar mesas”, disse o fiscal Geraldo Aparecido Firmino.
Pontal do Paraná
Durante fiscalização realizada na noite de sábado (26) no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná, três veículos foram apreendidos por perturbação de sossego. O volume do sistema de som dos carros ultrapassa o limite permitido.
De acordo com o técnico Paulo Kurzlop, do IAP, o máximo permitido pela lei são 60 decibéis, durante o dia, e 55 decibéis, à noite. “Os três carros faziam uma disputa de som durante a madrugada”, disse. Os motoristas foram autuados, e os veículos apreendidos.