Foto: Allan Costa Pinto
Celso Stevanovich e seu filho Celso Alberto: família divide a paixão pelos picadeiros.

Difícil, nômade, cheia de surpresas, mas altamente recompensadora. Assim pode ser resumida a vida de um artista de circo. Dizem eles que quem prova desse estilo de viver não quer mais saber da dita ?vida normal?, aquela com a qual a maior parte das pessoas está habituada.

continua após a publicidade

O artista Celso Stevanovich, que atua como palhaço no Circo Beto Carreiro, que está se apresentando em Curitiba, conta os motivos de não querer outra vida. ?Eu já nasci dentro do circo. Tenho 45 anos de idade e já estou mais do que habituado com essas constantes mudanças de local. Adoro pôr o pé na estrada e não consigo ficar parado no mesmo local por mais de um mês porque já começa a me dar aquela coceirinha para ir viajar?. Stevanovich revela também que virou palhaço meio que por acaso. Ele diz que sua vontade era de trabalhar no trapézio, mas como teve que ficar afastado do circo por três anos acabou perdendo um pouco a prática. Ao retornar, ele fazia um pouco de tudo até o dia em que precisou substituir um palhaço. ?Acabei tomando gosto pela coisa e faço isso até hoje. Sempre digo que palhaço se nasce, não se cria.?

O filho de Stevanovich, Celso Alberto Stevanovich, de 21 anos, divide a mesma paixão com o pai pelo circo e pela profissão de palhaço. ?No começo, tinha vergonha, queria ser trapezista. Mas com o tempo, fui derrubando meus preconceitos e vendo que é um trabalho legal?, garante. Ele diz ainda que sua vida é parecida com a de um jovem das grandes cidades. ?Faço tudo o que uma pessoa da minha idade faz. Vou ao shopping, saio com amigos, entre outras coisas. A única diferença é que moro no circo?, afirma.

O Circo Beto Carreiro conta com aproximadamente 17 crianças em idade escolar. Todas estão matriculadas no Colégio Estadual Madre Antonia, em Curitiba. De acordo com a Lei n.º 301, de 13 de julho de 1948, todas as escolas brasileiras são obrigadas a receber alunos filhos de circenses.

continua após a publicidade

Serviço: O Circo Beto Carreiro está montado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, ao lado do Estádio Pinheirão. Shows às 15h, 17h30 e 20h30. Ingressos: R$ 20 adulto e R$ 10 crianças até 12 anos. Promoção: Cada adulto pagante traz uma criança gratuitamente. Bilheterias abertas a partir das 10h.