A Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo está completando 100 anos de atuação no Paraná. Para comemorar, uma série de festividades será realizada na próxima segunda-feira – data em que as irmãs pertencentes à companhia chegaram a Curitiba, no ano de 1904.
Durante a tarde, serão feitas celebrações no colégio pertencente às filhas de caridade no bairro Mercês, na capital. À noite, as comemorações prosseguem no Instituto São José, no Abranches. “Teremos missas de ação de graças e apresentações culturais, com a participação de grupos folclóricos poloneses e italianos”, afirma a irmã provincial Paula Pereira Alves. “Também estará presente a superiora-geral da companhia no mundo, irmã Evelyne Franc, que vem da França.”
Segundo irmã Paula, a missão das irmãs de São Vicente de Paulo é “servir a Cristo nos pobres”. Por isso, na capital paranaense e em outras cidades do Brasil, elas realizam trabalhos com crianças, menores de rua, idosos e pessoas hospitalizadas. Os serviços são prestados nas áreas de saúde, religião, social e educação.
Também para comemorar os 100 anos, as irmãs que vivem na casa provincial da companhia, localizada nas Mercês, prepararam uma exposição sobre a trajetória das filhas de caridade em Curitiba. Em uma sala especialmente destinada a abrigar a exposição, elas reuniram fotografias antigas, artigos religiosos e objetos trazidos pelas primeiras irmãs que chegaram à cidade.
História
A Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo foi fundada na França, em 1633, pelo padre Vicente de Paulo, com o auxílio de Luísa de Marillac. Em 1652, a primeira fundação das Filhas da Caridade fora da França foi estabelecida na Polônia, a pedido da rainha Maria Luísa de Gonzaga. No Brasil, as irmãs chegaram em 1849.
Em 1873, poloneses que estavam fugindo da Rússia, Alemanha e Áustria emigraram para o Brasil em busca de liberdade e estabeleceram-se em Curitiba. “Os colonos poloneses, desejosos que seus filhos tivessem uma boa educação religiosa e cultural, solicitaram a vinda das Filhas da Caridade”.
Em 4 de setembro de 1904, as irmãs Luiza Olsztynska, Leocádia Suchoswiat e Natália Zietak deixaram a Polônia rumo ao Brasil. Em novembro do mesmo ano, inauguraram uma pequena escola em solo paranaense, com 25 alunos. Hoje, Curitiba conta com 463 irmãs, onze irmãs no seminário e cinco postulantes. No mundo, a Companhia das Filhas de Caridade está presente em 93 países. No total, conta com cerca de 23 mil integrantes.