Vicentinas comemoram 100 anos de atuação no Paraná

A Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo está completando 100 anos de atuação no Paraná. Para comemorar, uma série de festividades será realizada na próxima segunda-feira – data em que as irmãs pertencentes à companhia chegaram a Curitiba, no ano de 1904.

Durante a tarde, serão feitas celebrações no colégio pertencente às filhas de caridade no bairro Mercês, na capital. À noite, as comemorações prosseguem no Instituto São José, no Abranches. “Teremos missas de ação de graças e apresentações culturais, com a participação de grupos folclóricos poloneses e italianos”, afirma a irmã provincial Paula Pereira Alves. “Também estará presente a superiora-geral da companhia no mundo, irmã Evelyne Franc, que vem da França.”

Segundo irmã Paula, a missão das irmãs de São Vicente de Paulo é “servir a Cristo nos pobres”. Por isso, na capital paranaense e em outras cidades do Brasil, elas realizam trabalhos com crianças, menores de rua, idosos e pessoas hospitalizadas. Os serviços são prestados nas áreas de saúde, religião, social e educação.

Também para comemorar os 100 anos, as irmãs que vivem na casa provincial da companhia, localizada nas Mercês, prepararam uma exposição sobre a trajetória das filhas de caridade em Curitiba. Em uma sala especialmente destinada a abrigar a exposição, elas reuniram fotografias antigas, artigos religiosos e objetos trazidos pelas primeiras irmãs que chegaram à cidade.

História

A Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo foi fundada na França, em 1633, pelo padre Vicente de Paulo, com o auxílio de Luísa de Marillac. Em 1652, a primeira fundação das Filhas da Caridade fora da França foi estabelecida na Polônia, a pedido da rainha Maria Luísa de Gonzaga. No Brasil, as irmãs chegaram em 1849.

Em 1873, poloneses que estavam fugindo da Rússia, Alemanha e Áustria emigraram para o Brasil em busca de liberdade e estabeleceram-se em Curitiba. “Os colonos poloneses, desejosos que seus filhos tivessem uma boa educação religiosa e cultural, solicitaram a vinda das Filhas da Caridade”.

Em 4 de setembro de 1904, as irmãs Luiza Olsztynska, Leocádia Suchoswiat e Natália Zietak deixaram a Polônia rumo ao Brasil. Em novembro do mesmo ano, inauguraram uma pequena escola em solo paranaense, com 25 alunos. Hoje, Curitiba conta com 463 irmãs, onze irmãs no seminário e cinco postulantes. No mundo, a Companhia das Filhas de Caridade está presente em 93 países. No total, conta com cerca de 23 mil integrantes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo