O depósito de um mercado foi atingido por incêndio na manhã de ontem em Itaperuçu. O fogo começou por volta das 9h da manhã desta segunda-feira (10)  e bombeiros precisaram se deslocar de Curitiba e Campo Largo, porque o caminhão da Defesa Civil de Rio Branco do Sul, que atende a cidade vizinha, está inoperante há mais de um mês.

continua após a publicidade

De acordo com uma funcionária do mercado, todos trabalhavam normalmente quando perceberam algo estranho. “Ouvimos os estouros, mas já fazia tempo que o fogo tinha começado”, disse Terezinha do Rocio. Dois repositores e o gerente do mercado tentaram conter as chamas com extintores. “Os três inalaram muita fumaça e foram levados ao hospital”, completou a funcionária. Pedro Stresser, 77 anos, tem o mercado há 54 anos. “É muito triste ver o nosso objeto de trabalho indo para os ares, mas ainda bem que ninguém ficou ferido com gravidade, porque a vida é o que mais importa”, comentou .

Por causa da falta do caminhão que atenderia a cidade, os funcionários disseram que os bombeiros demoraram a chegar. “Quando precisamos é isso que temos, caminhão quebrado e o fogo aumentando, mas sabemos que não é culpa dos bombeiros, porque eles vieram e conseguiram impedir o fogo de se alastrar por todo o imóvel”, disse Amauri Stresser.

continua após a publicidade

Demora

Os bombeiros foram enviados do Pilarzinho, em Curitiba e de Campo Largo. Um caminhão-pipa da Votorantin levou três bombeiros do posto de Rio Branco do Sul para dar atendimento ao incêndio. Os bombeiros comunitários de Rio Branco do Sul informaram que o caminhão está com problema há mais de um mês. Segundo eles, faltam pneus e o veículo está com vazamento de óleo. Marcos Monteiro, chefe de gabinete do prefeito Cezar Gibran Jonhsson, informou que o veículo deve estar funcionando até o fim da semana. Segundo Marcos, a espera pelos pneus, que vieram de São Paulo, dificultou a manutenção.

continua após a publicidade

Marcos comentou que os bombeiros comunitários de Almirante Tamandaré também poderiam prestar atendimento ao incêndio, mas o caminhão de lá também está parado. De acordo com informações da Defesa Civil municipal, o veículo está parado há pelo menos cinco semanas, porque a caixa de câmbio quebrou. A prefeitura de Almirante Tamandaré declarou, por nota, que, na semana passada, foi feito pedido de reposição de peças e que foi aberta licitação para adquirir os itens necessários “para que os reparos sejam feitos o mais rápido possível”.

Militarização

Conforme explicou o tenente Carlos Eduardo Otowicz Kleine, responsável pelo comando do Corpo de Bombeiros de Campo Largo e municípios vizinhos, o processo para bombeiros militares assumam o posto de Almirante Tamandaré está avançado. “Acreditamos que logo depois da Operação Verão a unidade também será de responsabilidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública”.

Confira no vídeo as imagens do incêndio.