Desde ontem, o motorista que viajar pela BR-277 entre Curitiba e o litoral do Estado deve ficar atento às imediações do Viaduto dos Padres, na região da Serra do Mar. A Concessionária Ecovia, que administra o trecho, realiza obras de reforço estrutural na ponte, o que obriga o trânsito a fluir em pista única por um percurso de 400 metros nos próximos 45 dias. O usuário que transitar pelo local deve ficar atento à sinalização especial implantada nas imediações das obras.
A Ecovia decidiu fazer a obra depois que equipes de engenheiros da empresa identificaram formações de fissuras na estrutura do Viaduto dos Padres. "Essas anomalias, com o tempo e com o alto fluxo de veículos, podem evoluir para uma rachadura. Realizando essas obras estamos agindo preventivamente, garantindo a segurança de quem viaja pela BR-277", diz o diretor-superintendente da Ecovia, Humberto de Souza Gomes.
Os trabalhos serão realizados em três etapas: abertura de janelas e a instalação de um canteiro de obras; colocação de armaduras, concretagem e tensionamento dos cabos de aço adicionados a estrutura e em uma terceira etapa, a revitalização do pavimento e sinalização do local. Segundo a Ecovia, o investimento nesta obra é de cerca de R$ 800 mil.