A primeira parte da estrutura do viaduto estaiado que passará sobre a Avenida Comendador Franco (a Avenida das Torres), no cruzamento com Rua Coronel Francisco H. dos Santos – bairro Jardim das Américas -, começa a ficar visível para quem passa pelo local. Nesta sexta-feira (2), o consórcio responsável pela obra iniciou a colocação de blocos montados para a pista do viaduto.

continua após a publicidade

“Os primeiros cinco blocos do tabuleiro do viaduto já foram soldados. Agora, esta estrutura será colocada no primeiro apoio provisório [estruturas amarelas]. Este será o primeiro vão do viaduto, que poderá ser visto por quem passa pela Avenida”, explica Odilon de Oliveira, engenheiro do consórcio responsável pela obra.

Após este trabalho, começa uma nova etapa de montagem e soldagem de blocos para formar um novo segmento, que depois também será passado para os apoios provisórios. Serão mais quatro etapas de montagem e colocação nos apoios para formar o tabuleiro total do viaduto. Até agora, 35% do total da obra foram feitos e daqui para frente o ritmo da construção será acelerado porque a etapa mais demorada já foi vencida. “Foram necessários dois meses para montar os primeiros blocos. As próximas etapas de montagem deverão ser mais rápidas, pois todo o material da obra já está disponível no aterro de construção. É como se fôssemos montar um Lego, juntando as peças”, compara Oliveira.

O viaduto estaiado terá 225 metros de extensão, com três pistas em cada sentido e calçadas laterais para pedestres em ambos os lados. A estrutura é metálica, com laje de concreto pré-fabricado. Com o tabuleiro pronto, será iniciada a montagem da torre que vai segurar os 11 estais (cabos) que sustentarão o viaduto. O mastro terá 74 metros de altura e será levantado por um dispositivo especial. Após a colocação da torre e a fixação dos estais, serão retirados os apoios provisórios. A previsão é de que a obra seja entregue até o final de 2013.

continua após a publicidade

O viaduto estaiado integra as obras do Corredor Aeroporto/Rodoviária, que irá melhorar a circulação de veículos desde a divisa com São José dos Pinhais até o Centro.