Viaduto da João Negrão será transformado em passarela

O Viaduto João Negrão, mais conhecido como Ponte Preta, será restaurado e transformado em passarela para pedestres. A obra, que deve começar em dezembro, foi anunciada ontem pela Secretaria da Cultura.

A ponte é alvo de polêmica na cidade. Tombada pelo Patrimônio Cultural do Estado desde 1976, a permanência da estrutura sobre a Rua João Negrão, no Rebouças, é questionada sempre que um veículo com altura superior à permitida para o local – 3,6 metros – fica entalado na ponte, causando prejuízos à estrutura e transtornos ao trânsito.

Com as obras de restauração, o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná espera que a obra seja preservada, porque a revitalização do entorno prevê reforço na sinalização com sinais luminosos e sonoros que indiquem sempre que um veículo ultrapassar a altura máxima permitida.

As obras também preveem a retirada da camada asfáltica sobre a João Negrão naquele trecho para a recuperação do calçamento original em paralelepípedo. A transformação servirá como redutor da velocidade, além de ser parte da ambientação do patrimônio histórico.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna