As obras de requalificação do corredor Marechal Floriano estão sendo concluídas. Para intervenções finais, o acesso a São José dos Pinhais pela Avenida Marechal Floriano Peixoto será totalmente bloqueado, mais uma vez, neste sábado (17) para o trabalho de alargamento do viaduto sobre a linha férrea e também a intervenções na via até a divisa entre os municípios. A previsão é de que este seja o último bloqueio total de trânsito na região antes da entrega da obra, que está em fase final de execução.
Quando a obra for finalizada, a via estará em melhor condição de trânsito de veículos, com maior agilidade e rapidez para os usuários desta importante via, que liga Curitiba a São José dos Pinhais. Além disso, a obra permite segurança para pedestres e ciclistas que por lá circulam.
Obras
As obras no Corredor Marechal Floriano foram divididas em quatro lotes com previsão de término no final de maio. O primeiro e o quarto lotes são obras de drenagem, pavimentação, paisagismo, sinalização vertical e horizontal, iluminação, sinalização semafórica, infraestrutura de rede de transmissão de dados. O primeiro lote engloba o trecho da Marechal Floriano entre a Rua Waldemar Loureiro de Campos e o terminal de ônibus do Boqueirão, em uma extensão de 2 mil metros, e está 97% executado. O quarto lote, que está 85% concluído, fica no trecho entre o final do viaduto sobre a linha férrea e a ponte sobre o Rio Iguaçu, na divisa com o município de São José dos Pinhais (860 metros).
Entre o terminal do Boqueirão e o início do viaduto (560 metros), será realizado o alargamento da ponte na divida entre Curitiba e São José dos Pinhais. Esse trecho está 95% finalizado.
O alargamento do viaduto sobre a linha férrea está com 99% dos trabalhos concluídos. Com o alargamento, o viaduto ganhou quatro faixas de rolamento a mais, totalizando seis pistas, cada uma com largura de 3,50 metros. As duas pistas centrais são destinadas a canaletas para o transporte coletivo. O viaduto contará também com duas passarelas e ciclovias laterais com largura de 3 metros e entre a canaleta exclusiva e as vias de veículos terá um canteiro central de 0,80m em cada lado.
Bloqueio
Os trabalhos no viaduto serão realizados neste sábado entre 8h e 18 horas, período no qual o trânsito para São José dos Pinhais será desviado antes do Terminal do Boqueirão, através da Rua Dr. Bley Zorning, que dá acesso à Avenida Salgado Filho e, na sequência, à Avenida Com. Franco (Av. das Torres), que deverá ser utilizada para se chegar a São José dos Pinhais. O acesso à cidade da região metropolitana também não poderá ser feito pela Rua João Miqueletto e seu acesso ao Zoológico Iguaçu.
Os condutores que seguem pela pista lenta sentido São José dos Pinhais da Av. Marechal Floriano Peixoto deverão fazer desvio pelas ruas Pastor Carlos Frank e Zonardi Ribas (antes do Terminal do Boqueirão) para acessar a Rua Dr. Bley Zorning. Os motoristas que trafegam na região do Boqueirão e do Alto Boqueirão devem utilizar as ruas Maestro Carlos Frank e Zonardi Ribas (próximo ao Terminal do Boqueirão) para acessar a Rua Dr. Bley Zorning. Clique Aqui para ver o mapa de desvio.
A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) fará bloqueio total da Marechal Floriano sentido São José dos Pinhais, a partir da Rua Pastor Antônio Pólito, com presença de um agente de trânsito para orientar os motoristas.
Um agente da Setran também estará no cruzamento da Avenida Comendador Franco com a Rua Eduardo Victor Piechnik para controlar fluxo de veículos no sentido São José dos Pinhais e facilitar a conversão à esquerda da Av. Com. Franco para a Rua Eduardo Victor Piechnik (acesso à Av. Salgado Filho).
Outro agente da Setran estará no, início do viaduto sobre a linha férrea que liga as ruas Eduardo Pinto da Rocha e João Miqueletto para informar os condutores que o acesso a São José dos Pinhais está bloqueado pela João Miqueletto, devendo ser feito pela Av. Comendador Franco. Só será permitido o acesso à Rua João Miqueletto a moradores da região e visitantes do zoológico.