Dos 9.947 candidatos convocados para o segundo dia de provas da segunda fase do processo seletivo do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pelo menos 404 (4,06%) deixaram de fazer a prova na tarde de ontem.

continua após a publicidade

No domingo, quando aconteceu a primeira etapa da segunda fase, 556 (3,79%) candidatos faltaram. Para o Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, o número de faltantes de ontem pode incluir alguns candidatos que não fizeram a prova no domingo passado.

Dia 14 de janeiro é previsão estipulada pelo NC para divulgação da lista final dos candidatos aprovados. Este ano, a universidade ofereceu 5.540 vagas, sendo que 524 serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério de Educação (MEC).

Ontem, os 9.947 candidatos a 50 cursos (dos 95 oferecidos pela instituição esse ano) foram submetidos às provas discursivas específicas de seus cursos. O estudante Iagho Moura, 17 anos, primeiro a deixar a prova ontem no setor de Ciências Agrárias -um dos nove locais de prova de Curitiba -, falou que sentiu dificuldade na prova.

continua após a publicidade

“Caiu um conteúdo que eu não tinha estudado. Acabei fazendo apenas o que eu sabia. Por isso deixei três perguntas sem resposta”, disse o candidato ao curso de Agronomia. “Fiz a prova com muita calma. Matemática estava fácil e biologia mais complicado. Espero que tenha ido bem”, contou o concorrente de Iagho, Cristiano Vieira, de 21 anos.

Treino

continua após a publicidade

Mesmo se tratando da segunda fase do vestibular, alguns candidatos aprovados na primeira etapa fizeram ontem a prova apenas como treino para o próximo ano.

“Achei a prova muito difícil, pois vim para treinar mesmo sem ter me preparado. Agora sei que no próximo ano vou ter que estudar muito”, disse Ana Carolina Alcântara, candidata ao curso de Engenharia Florestal. “Consegui fazer boa parte da avaliação, mas não me preocupei em concluir a prova. Assim mesmo vou me preparar mais para o próximo ano”, afirmou Johnny Toshio, que treinou para o curso de Engenharia Química.

Para o coordenador do NC, Raul von der Heyde, todo o processo seletivo foi considerado tranquilo. “Não tivemos problemas nesses dois dias de prova. A cada ano estamos fazendo um processo seletivo cada vez mais tranquilo”, afirma.

Com a parte dos candidatos concluída, agora são os corretores que terão trabalho em tempo integral. “A partir dessa quarta-feira 200 professores começam a corrigir todas as avaliações da segunda fase. Será um período de trabalho intenso para que tudo esteja pronto até o dia 14 de janeiro”, adianta Heyde. As provas realizadas ontem já estão disponíveis no site www.nc.ufpr.br.