O vestibular da Universidade Federal do Paraná registrou até a tarde de terça-feira (14) um total de 41,6 mil formulários de inscrição preenchidos através do endereço www.nc.ufpr.br. O período de inscrições termina às 16 horas da próxima segunda-feira (20).

continua após a publicidade

“É fundamental que os candidatos antecipem tanto a inscrição quanto o pagamento, e que não deixem para se inscrever na última hora”, alerta Raul von der Heyde, coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR. “Pode haver congestionamento no sistema, já que normalmente um terço dos candidatos deixa para consumar a inscrição nesses últimos dias.”

A taxa de inscrição custa R$ 80. Candidatos treineiros, que não concorrem efetivamente às vagas, pagam R$ 79. As inscrições são feitas somente pela internet. Apenas em Palotina há um posto de atendimento para a realização de inscrições. O posto funciona das 8h30 às 17h30, na Rua Pioneiro, 2.153.

Cerca de 1,4 mil candidatos solicitaram isenção da taxa. O prazo para solicitar isenção terminou no último dia 3. O resultado desses pedidos será divulgado no final da tarde desta quarta-feira (15). Em 2009, o vestibular da UFPR registrou cerca de 43,7 mil candidatos.

continua após a publicidade

Vagas

A UFPR oferece neste ano 5.540 vagas, distribuídas em 95 diferentes opções de cursos de graduação – quatro a mais do que no ano anterior.

continua após a publicidade

Os novos cursos são os seguintes: Agronomia (no Campus Palotina), Informática Biomédica, Tecnologia em Gestão Pública e Terapia Ocupacional noturno.

O total de vagas é 35,1% superior ao ofertado até 2007, quando a universidade oferecia 4.099 vagas

Sisu e Enem

O vestibular da UFPR irá selecionar os alunos para 90% de suas vagas. O percentual restante de vagas (10%) será preenchido através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério de Educação. Como no ano passado, o Enem irá representar 10% da composição final da nota dos candidatos.

O vestibular irá selecionar 100% dos alunos nos casos dos cursos que exigem prova de habilidade específica (Arquitetura e Urbanismo, Design e Música) e dos cursos que contam com o processo seletivo estendido (Estatística, Matemática e Matemática Industrial).

Para os cursos de Música – Educação Musical (Licenciatura) e Produção Sonora (Bacharelado) haverá uma prova específica anterior à primeira fase.

Cotas

Das vagas oferecidas, 20% são de inclusão racial, disponibilizadas para estudantes do grupo racial negro que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como de cor preta ou parda.

Outros 20% são de inclusão social, reservadas a estudantes que tenham realizado todo o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) e Médio exclusivamente em escola pública.

Em cada curso há ainda uma vaga destinada a pessoas com deficiência que se enquadrem nas categorias discriminadas no decreto federal de número 3.298/1999, em seus artigos 3º e 4º – este último com a redação dada pelo decreto 5.296/2004.

Inscrições e informações sobre o vestibular no site da UFPR