O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, anunciou ontem mudanças para o próximo vestibular da instituição. A partir de agora, a UFPR destinará 10% das vagas de cada um dos seus cursos para alunos inscritos no Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
No próximo vestibular, a UFPR disponibilizará 5.540 vagas. A primeira fase das provas será no dia 14 de novembro e a segunda entre os dias 5 e 6 de dezembro.
O Sisu é um sistema do Ministério da Educação (MEC), por onde as instituições públicas de ensino superior selecionam novos estudantes exclusivamente através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A decisão foi aprovada ontem, por unanimidade, pelo Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (Cepe), da UFPR. “Em princípio vamos destinar 10% das vagas de cada curso para o Sisu. É um momento de experiência. Os 90% restantes das vagas serão preenchidas normalmente pelas duas fases do nosso vestibular”, explicou o reitor. “Com essa primeira experiência poderemos conhecer o perfil dos candidatos que entrarem por meio do Sisu”, completou.
Ao aderir o Sisu, a UFPR abre a oportunidade do estudante se candidatar duas vezes para o mesmo curso: pelo Sisu e pelo vestibular tradicional. “Se o candidato for aprovado por essas duas portas de entrada, daremos prioridade ao Sisu, abrindo assim uma nova vaga que será anunciada por meio da segunda chamada dos aprovados do nosso vestibular”, esclarece Akel Sobrinho.
Para ele, a decisão pelo Sisu atrairá candidatos mais preparados, pois com o sistema entrarão alunos com as melhores notas, até mesmo mais altas que os últimos alunos classificados pelo vestibular tradicional, o que também ajudaria a reduzir os índices de evasão.
O Sisu não valerá para cursos que exigem habilidades específicas (Música, Arquitetura e Design) e para os cursos com vestibular estendido (Matemática, Matemática Industrial e Estatística).
Provar
Outra novidade apresentada pelo reitor foi a volta do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar), destinado aos alunos de outras instituições ou da própria UFPR que têm interesse de ocupar cadeiras vagas nos cursos da instituição.
“O Provar é uma oportunidade de preenchermos 1.556 vagas remanescentes nos campus de Curitiba, Litoral e Palotina. Agora estamos retomando com uma proposta bem estruturada”, ressaltou o reitor.