Vestibular da UFPR com 43,8 mil candidatos

Do total de 43,8 mil candidatos inscritos para o próximo vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), quase 10 mil já vão começar o concurso com prejuízo em 10% do valor final da prova, referentes ao espaço destinado para a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cerca de 34,2 mil candidatos informaram seus números de inscrição no Enem quando fizeram a inscrição na UFPR. Todos disputam 5.334 vagas distribuídas em 91 cursos de graduação.

“Nossa universidade foi cautelosa na adoção do Enem, com uma mudança sutil neste ano, porque temos um vestibular muito bem estruturado há muitos anos”, afirmou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.

A UFPR fez uma solicitação ao MEC para que o resultado da parte objetiva do Enem seja enviado ao núcleo de concursos da instituição até a primeira quinzena de janeiro.

“Temos o desejo de divulgar o resultado do vestibular no começo de janeiro para que o aluno que seja aprovado na UFPR e em uma faculdade particular não precise garantir a vaga na outra faculdade mediante um primeiro pagamento de mensalidade ou taxa de matrícula”, explicou o reitor.

Por conta do vazamento da prova do Enem e da discussão em torno do transporte da prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a preocupação com a segurança aumentou na UFPR.

“Vamos aumentar o número de salas, que terão menos candidatos em cada uma delas”, antecipa o coordenador -geral do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul Von der Heyde. As provas da primeira fase acontecem em 29 de novembro e as da segunda fase, em 12 e 13 de dezembro.

Os cinco cursos mais procurados são Medicina (34,23 candidatos por vaga); Publicidade e Propaganda (22,33); Biomedicina (ofertado pela primeira vez, com 21,17 estudantes para cada vaga); Direito manhã (19,70) e Arquitetura e Urbanismo (18,57). Do total de vagas, 1.808 estão em 30 cursos exclusivamente noturnos, demanda que aumentou nos últimos anos.

A maioria dos candidatos do vestibular da UFPR é de mulheres (53,7%), tem até 23 anos (84,3%), é solteira (93,4%), nasceu no Paraná (73,7%) e mora em Curitiba ou região metropolitana (70,4%). Mais de 52% dos inscritos nunca fizeram cursinho pré-vestibular.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo