Um aparente clima de tranquilidade marcou as primeiras horas do vestibular 2015/2016 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ocorre neste domingo (8) em Curitiba e outras quatro cidades do estado: Matinhos, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul.
Os portões fecharam pontualmente às 13h30, meia hora antes do início das provas. No campus Politécnico da universidade – o que recebeu a maior concentração de vestibulandos na capital – ao menos três pessoas não respeitaram os horários estabelecidos e chegaram ao local atrasados. Eles encontraram as portas do prédio de Administração fechadas e saíram desolados. No prédio, participam do processo candidatos ao curso de Engenharia Civil.
Até às 14h45, a UFPR não tinha nenhum comunicado de infrações dentro dos locais de provas, o que significa que ninguém precisou ser retirado das salas por desobedecer às regras do exame, como, por exemplo, usar aparelhos eletrônicos.
Segundo a instituição, a previsão é de que os números relativos a esse vestibular, como índice de abstenção, sejam liberados por volta das 16 horas. A prova segue até às 19 horas. A UFPR informou que o gabarito do exame será divulgado às 21 horas deste domingo, e o resultado dos classificados para a segunda etapa do vestibular deve sair no próximo dia 23.
O número de inscritos no vestibular 2015/2016 da UFPR indica, mais uma vez, recorde de inscritos. No ano passado, o vestibular já havia sido o maior da história da instituição e o mais concorrido do Paraná, com 57.068 inscritos.
Neste ano, a UFPR oferece 4.886 vagas em 119 cursos. A relação do índice geral de vagas e inscritos mostra que o curso de Medicina é, novamente, o mais concorrido. A relação de inscritos aponta 66,44 candidatos por cada vaga. A opção de cursar Medicina no campus de Toledo, novidade deste ano, ocupa o segundo lugar na lista, com 37,02 candidatos por vaga. Na sequência, aparecem Direito (matutino), com 32,6 candidatos concorrendo a uma vaga; Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (28,19), e Medicina Veterinária (27,31).