O Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) teve 11,7% de abstenção. O concurso foi realizado no último final de semana (sábado e domingo). O resultado do concurso deve ser divulgado até o dia 22 de janeiro.
De acordo com o coordenador do Centro Permanente de Seleção (CPS) da UEPG, Antônio Carlos Schafranski, o índice de desistência de 11,7% é considerado normal pela instituição. ?Nesta época, muitas pessoas acabam se inscrevendo em outros concursos, além de alguns deles coincidirem com o nosso?, explicou. No ano passado, a taxa de abstenção foi de 10,3%. No sábado, os estudantes fizeram as provas de Conhecimentos Gerais, Redação e Língua Estrangeira. No domingo, responderam às questões das provas vocacionadas, ou seja, específicas para cada curso escolhido. O curso mais concorrido é Direito noturno, que registrou 20,38 candidatos por vaga.
A UEPG adota o sistema de somatória no vestibular, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) fazia há alguns anos. ?Com esse sistema buscamos uma avaliação exata, não só a classificação?, comentou Schafranski. Neste concurso, a instituição ofereceu 750 vagas em 37 cursos de graduação. No total, 6.746 se inscreveram e 790, desistiram. No vestibular de inverno, a UEPG registrou 6,7% de abstenções.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou as provas da segunda fase do seu vestibular também no último final de semana. Foi o processo seletivo mais concorrido da instituição, com 16 mil inscritos e taxa de abstenção de 4,25%.