O Vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) superou, mais uma vez, a marca dos 25 mil candidatos. A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) confirma o total de 25.360 inscrições, número que poderá sofrer pequena alteração, caso ainda cheguem comprovantes do pagamento da taxa de inscrição, enviados pelas agências bancárias e casas lotéricas. Com o fim da greve dos funcionários dos Correios, o Manual do Candidato já está sendo entregue no endereço indicado pelo candidato.

continua após a publicidade

Mesmo assim, a Coordenadoria vai manter o Manual disponível na Internet, no site www.cops.uel.br. O vestibular será realizado em duas etapas. A primeira, dia 11 de novembro, e a segunda, de 9 a 11 de dezembro. Do total de inscrições, 15.426 candidatos são pelo sistema universal e 9.934 pelo sistema de cotas, dos quais 8.630 estudantes são provenientes de escolas públicas e 1.304 estudantes se autodeclararam negros.

Medicina é, novamente, o curso mais concorrido, com 4.540 inscritos para 80 vagas. Neste caso, a concorrência para os cotistas da escola pública -69 candidatos por vaga ? 554 inscritos para 8 vagas – é maior do que no sistema universal – 64,71 por vaga ? 3.912 inscritos disputando 70 vagas. Para cotistas negros a concorrência é menor, com 37 candidatos por vaga, 74 inscritos disputando duas vagas. Os outros cursos mais concorridos são: Direito (matutino), Direito (noturno), Psicologia e Medicina Veterinária.

Segundo o coordenador da COPS, professor Silvano Cesar da Costa, além de Medicina, diversos outros cursos apresentaram concorrência maior no sistema de cotas para estudantes da escola pública. Mais exatamente em 27 das 64 modalidades ofertadas no Vestibular (incluindo os turnos e habilitações dos 42 cursos). Em Ciências Contábeis (noturno), por exemplo, são 13,76 candidatos por vaga entre os estudantes de escola pública e 7,92 candidatos por vaga no sistema universal.

continua após a publicidade

O mesmo acontece no curso de Educação Física (Licenciatura noturno): cotistas: 26,5 candidatos por vaga; universal: 12,44; Pedagogia (noturno): cotistas 13,37; universal: 6,6; Serviço Social (noturno): cotistas: 21,5; e universal: 9,79. Nos cursos de Física (noturno), Letras Língua Espanhola (vespertino) e Letras Língua Inglesa (vespertino) não houve inscrição de candidatos pelo sistema de cotas para negros.