Começou ontem o vestibular de inverno da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Este ano, 1.600 candidatos estão disputando 1.100 vagas. Os cursos mais concorridos são Direito e Enfermagem, com 3 vestibulandos por vaga. Uma das novidades do concurso são as questões de Filosofia, para testar a capacidade de interpretação e reflexão dos alunos. No primeiro dia de provas os vestibulandos responderam questões de História, Matemática, Biologia, Química, Filosofia e Redação.
A instituição registrou 135 alunos ausentes nos três campus onde foram feitas as provas: Curitiba, Toledo e Londrina. Na capital, os alunos tiveram 10 minutos de tolerância. Os portões fecharam às 14h30, graças a isto pelo menos 10 candidatos não tiveram que voltar para casa sem participar do concurso.
O vestibular de inverno da PUCPR é bem mais tranqüilo que o de verão, que atrai até 17 mil pessoas. Uma das razões é que nem todos os cursos abrem vagas neste período. Das 53 graduações, apenas 24 estão selecionando candidatos.
O diretor de apoio acadêmico, professor Sérgio De Angelis, explica que participam desta etapa apenas os cursos que apresentam vagas. Por isso, normalmente acabam ficando de fora graduações como Medicina, Odontologia e Jornalismo.
Sérgio aponta as questões de Filosofia como a novidade deste concurso. Os alunos de ensino médio de todas as escolas do Paraná passaram a estudar a disciplina. ?Uma das habilidades que esperamos de nossos alunos é o senso crítico e a capacidade de interpretação?, comenta.
Segundo o professor, as provas estão bem equilibradas, mesclando questões com nível médio de dificuldade com outras mais complexas. Na prova de Redação os estudantes tinham que dar sua opinião sobre uma pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério da Educação, revelando que as melhores escolas não estão nos grandes centros, mas no interior do País, como na cidade de Barra do Chapéu (SP).
O gabarito da provas de ontem foi divulgado no site da instituição às 19h30. O resultado do vestibular será divulgado até o dia 29 de junho e as aulas para os aprovados começam no dia 30 de julho. Hoje os alunos realizam as provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Física e Geografia.