Quanto você recebeu de aumento este ano? Se é que recebeu? Em Matinhos, no Litoral do Paraná, os secretários municipais vão curtir um reajuste de 71,3% nos salários. Os valores recebidos mensalmente por eles vão saltar de R$ 4,9 mil para R$ 8,5 mil.O reajuste causou revolta em moradores que tomaram conta da câmara na noite desta quinta-feira (28). Mesmo com a pressão, o reajuste foi aprovado em segunda discussão por 7 votos a 4.
A decisão dos vereadores do munício vai custar por ano mais de meio milhão aos cofres da cidade, segundo o próprio levantamento dos vereadores. O reajuste, apenas em nível de comparação, passa (muito) longe do 1% sugerido pela governadora Cida Borguetti aos servidores do poder executivo.
A explicação para um aumento deste, segundo secretários da cidade, é que a responsabilidade para o cargo não era compatível com o salário que estava sendo pago. “Se eu fizer alguma coisa errada, é meu CPF e meus bens com quem eu vou ter que responder. Estou totalmente confortável em receber este reajuste, é um momento adequado”, disse o secretário Ivo Malschitzky, em entrevista ao Bom Dia Paraná, na RPC.
“Há responsabilidade em todos os setores do serviço público. O professor em ensinar, o técnico de enfermagem em salvar vidas, mas eles receberam apenas 2%”, disse o vereador de oposição Rodrigo Gregório dos Santos. Os valores valem a partir de julho. A decisão dos vereadores aumenta ainda os salários do procurador do município e do chefe de gabinete.