O vereador Jorge Bernardi (PDT) está propondo à Urbs (Empresa que gerencia a Rede Integrada de Transporte) que ela crie uma espécie de seguro contra roubo ou extravio do cartão-transporte. Com ele os usuários do transporte coletivo não precisariam pagar pelo segundo cartão.

Os usuários recebem o primeiro cartão de graça, mas os posteriores passam a ser cobrados. Para o vereador, a medida é injusta e sugere que a Urbs crie um seguro para que as pessoas não fiquem com o prejuízo. Para Jorge Bernardi, a empresa poderia usar parte do dinheiro que deixa de perder com a eliminação de vales falsos para essa finalidade. O vereador diz que é comum ouvir reclamações de idosos sobre os R$ 17 na hora de repor o dispositivo. O vereador também está propondo que o usuário tenha quarenta créditos assegurados, em caso de roubo ou extravio do cartão. Para ele, o sistema de bloqueio pelo telefone 156 pode não funcionar.

Jorge Bernardi protocolou a proposição na Câmara no dia 28 de agosto, mas até ontem a Urbs não havia a recebido. A empresa só vai comentar o assunto depois que analisar o documento. Ainda não foi divulgado o valor cobrado para os demais usuários para a reposição do cartão. A Urbs tem até a o fim do mês para apresentar uma resposta à Câmara. Se for negativa, Jorge Bernardi, pretende apresentar um projeto de lei.

continua após a publicidade

continua após a publicidade