Projeto de lei de autoria do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) determina que todos os estacionamentos de Curitiba com serviço de valet forneçam ao cliente o ticket com a quilometragem registrada no hodômetro do veículo na chegada ao estabelecimento.
“Nosso objetivo é evitar que o veículo seja utilizado de maneira indiscriminada pelos manobristas, fato já ocorrido em grandes cidades do País”, observa o parlamentar, acrescentando que “só conhece o problema quem já teve a experiência desagradável de deixar o carro nas mão de um funcionário de um valet e, quando pegou de volta o veículo, percebeu uma quilometragem muito acima da registrada no momento da chegada ao estacionamento”.
A proposta, se aprovada, insere mais um item à lei 12.136, de 2007, que regulamenta a prestação de serviços de valet em Curitiba. Para justificar a iniciativa, o vereador relata o caso ocorrido em outubro, na cidade de São Paulo.
Um veículo deixado pela proprietária num estacionamento localizado no bairro de Higienópolis foi “emprestado” pelo manobrista do estacionamento a dois amigos. Segundo informações da polícia, o automóvel retirado do estacionamento rodou em alta velocidade, fez uma ultrapassagem proibida e acabou batendo em um outro veículo, que vinha no sentido contrário.
“Casos absurdos como este vêm ocorrendo em grandes cidades brasileiras e precisamos evitar que os veículos deixados sob os cuidados dos valets de Curitiba sejam utilizados de maneira irresponsável e delituosa”, conclui o parlamentar.