Depósitos de ferro velho e pneus novos ou usados são considerados um dos principais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Na maioria das vezes, os responsáveis pelos depósitos não têm consciência do problema e acabam não fazendo nada para impedir o desenvolvimento das larvas do mosquito.
Para combater o problema, o vereador Osmar Bertoldi, de Curitiba, apresentou um projeto de lei que obriga os donos de depósitos e ferros velhos a instalarem proteções fixas ou desmontáveis para evitar a proliferação do transmissor da dengue. No momento, o projeto está em trâmite no Departamento de Apoio Administrativo da Câmara Municipal. “A expectativa é de que seja votado em setembro”, conta o vereador.
Segundo Osmar, a idéia é de que os proprietários passem a se preocupar em evitar o acúmulo de água da chuva dentro dos pneus e em meio a sucatas. “O Aedes aegypti coloca seus ovos em locais de água parada”, lembra. “A maioria dos depósitos é a céu aberto e não possui proteção contra chuva. Além da instalação das proteções, a idéia é incentivar os responsáveis pelos estabelecimentos a seguirem as orientações da vigilância sanitária quanto ao combate da dengue.”
Se o projeto for aprovado, quem desobedecer terá que pagar multa de 150 ufirs, ficará sujeito a suspensão de atividade e até cassação do alvará de funcionamento.