continua após a publicidade

Quem sentiu a temperatura baixa e a garoa que caiu ontem à tarde em Curitiba talvez nem tenha lembrado que o verão começou em todo Hemisfério Sul, exatamente às 10h42, no horário de Brasília. Felizmente, a estação mais quente do ano terá realmente temperaturas altas. Conforme o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) Tarcízio Valentin da Costa, o verão de 2005 será típico, com temperaturas elevadas e possibilidade de temporais.

Quanto ao frio na região Leste do Estado ontem, Costa alerta que ele deve durar apenas até hoje. "A previsão para o Natal é de tempo bom. Talvez alguma pancada de chuva isolada", informa.

Ele salienta ainda que as chuvas devem se manter dentro da média histórica ou um pouco acima. No mês de janeiro, por exemplo, a média histórica no litoral é entre 280 e 420 milímetros. Na capital fica entre 130 e 210 milímetros. Nas demais regiões, a média histórica não ultrapassa 230 milímetros de chuva.

continua após a publicidade

Quanto às temperaturas, o meteorologista afirmou que também continuarão próximas à média histórica. No litoral, a média de janeiro é entre 20,6ºC e 30,3ºC. Em Curitiba, variou entre 16,2ºC e 25,9ºC. Os picos são nas regiões Sudoeste e Norte, quando a média histórica chegou a 29º C. "Claro que isso é só média. Mas haverá dias que as temperaturas serão bem mais elevadas", explica.

continua após a publicidade