Os paranaenses podem esperar um verão com temperaturas acima da média histórica para o período. Nada de frio fora da época. O alerta vem da previsão climática do Instituto Tecnológico Simepar, que monitora o tempo e o clima no Paraná.

continua após a publicidade

A nova estação começa hoje, às 21h38, e vai até o dia 20 de março. Os termômetros devem marcar de 1º C a 2º C acima da média de cada região do Estado. Na Grande Curitiba, por exemplo, a média entre as temperaturas máximas no verão é de 25,9º C em janeiro.

As temperaturas mais quentes são registradas no litoral (30,3º C). Os paranaenses, mesmo aqueles não viajam neste período, devem reforçar a hidratação e a aplicação de protetor solar para enfrentar tanto sol e calor.

Podem ocorrer ainda picos de 31 a 32º C na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ou temperaturas acima destas em outras localidades no Estado em virtude do tempo seco.

continua após a publicidade

Isto está diretamente ligado às chuvas, que devem ficar próximas às médias históricas, segundo o Simepar. Normalmente, em janeiro, chove entre 120 e 420 mm no Estado, sendo que a mínima é registrada no oeste e a máxima, no litoral. Na RMC, os índices ficam entre 130 e 210 mm. Em fevereiro e em março, o Paraná segue com altos índices de precipitação.

La Niña

continua após a publicidade

A estação que chega sofrerá influência do fenômeno La Niña, que deixa o tempo desregulado. A influência foi mais clara na primavera, com períodos de seca. Mas o verão ainda terá as características vindas com a La Niña. “A chuva deverá ser mais concentrada em alguns dias, em um volume maior”, comenta o meteorologista Reinaldo Kneib.

Com isto, o tempo ficará mais seco e a temperatura deverá aumentar. Há, ainda, risco de chuvas fortes com fortes rajadas de ventos, além de granizo. Kneib garante que o verão não terá a onda de frio verificada em dezembro.