O serviço de limpeza da Sanepar no Litoral do Paraná chegou nesta sexta-feira (11) à marca das 500 toneladas de resíduos retirados das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. A atividade é feita diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, desde 17 de dezembro, por cerca de 130 trabalhadores contratados pela Companhia.

continua após a publicidade

Eles atuam em 48 quilômetros lineares da orla, na limpeza, varrição, transporte e separação de resíduos. A ação faz parte do Verão Paraná – Viva a Vida 2021/22.

+ Caçadores de Notícias: Parreira na garagem faz aposentado viver tarde inusitada em Curitiba

Entre os principais resíduos encontrados estão plásticos, vidro, cascas de coco e bitucas de cigarro. Nesta temporada, as equipes de limpeza também encontraram uma grande quantidade de máscaras descartáveis.

continua após a publicidade

A Sanepar alerta para a necessidade urgente do descarte correto de resíduos, que reduz a poluição e a contaminação do meio ambiente e melhora a qualidade de vida de todos, além de ser fonte de renda e de trabalho.

+ Veja também: Praias do Paraná têm dois novos pontos impróprios pra banho; veja lista de locais com risco à saúde

continua após a publicidade

A empresa também distribui aos banhistas embalagens para que eles mesmos recolham o lixo e instalou 400 tambores nas calçadas de Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná, o que facilita o descarte correto. O serviço de limpeza nas praias vai até o início de março.

Ampliação

Neste verão, em caráter experimental, a Companhia também está fazendo a coleta de lixo em Morretes e Guaraqueçaba. Em Morretes, as ações ocorreram em janeiro, com a retirada de 500 quilos em apenas dois dias de trabalho nas margens do Rio Nhundiaquara e em seus afluentes. A ação em Guaraqueçaba está ocorrendo em fevereiro.