Nem tempo instável e nem praias impróprias para banho. A principal reclamação dos banhistas que vão para Matinhos é o valor cobrado pelo pedágio da concessionária Ecovia, responsável pela BR-277 no trecho entre Curitiba e o litoral. O turista que for para Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá irá desembolsar só com o pedágio R$ 26,60 (ida e volta).
O aumento na tarifa pegou o bancário Marcos Tonet de surpresa. Passando as férias em Matinhos, Tonet revela que não estava esperando por este aumento. “Fiquei indignado com este aumento no final do ano. A gente acaba ficando refém desta situação, pois a maneira mais fácil de vir para Matinhos é pela BR-277”, afirma.
Ele diz ainda que é desanimador encarar esta situação. “Quando nos deparamos com este aumento abusivo, dá vontade de ir passar as férias no litoral de Santa Catarina. Pelo menos o preço do pedágio é mais em conta”, lamenta.
Para o proprietário de transportadora, Ademir de Oliveira, o aumento do pedágio atrapalha tanto o lado profissional quanto o lado pessoal. “Esta taxa tem sido bem onerosa para mim. É complicado porque este aumento atrapalha os negócios e também o meu lazer, pois possivelmente terei que descer para o litoral menos vezes que gostaria”, admite.
A exemplo do bancário, o dono de transportadora não descarta a ideia de mudar o destino das férias em família. “Mesmo possuindo imóvel em Caiobá, penso em mudar o meu local de veraneio”, encerra.