A chuva da madrugada desta quinta-feira (1º) em Curitiba e região metropolitana trouxe ventos que causaram estragos em algumas regiões. De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis chamados foram atendidos.
Na Rua Flávio Dallegrave, no bairro São Lourenço, em Curitiba, um muro caiu em cima de uma residência por volta das 5h da manhã. “Eu e meu marido acordamos e fui ver o vento. Nisso ouvimos tudo vir abaixo na sala”, contou Marcia Maria Fernandes, 45 anos. A mulher e o marido perderam televisão, sofá, mesa de jantar e tudo mais que estava na sala. “Por sorte nós não estávamos no quarto, que também foi atingido em partes. Poderia ter caído em cima da gente enquanto dormíamos”, disse.
Equipes dos bombeiros e da Defesa Civil estiveram no local e deram auxilio ao casal de moradores. O dono da casa ao lado, responsável pelo muro que caiu no telhado, prestou assistência e ajudou o casal na cobertura do telhado.
Na Rua Dominicanos, no Boa Vista, uma árvore caiu na via. Já no Bacacheri, outra árvore interditou a Rua Nicarágua por algumas horas até a retirada. A árvore caída foi cortada e retirada por uma equipe dos bombeiros. Em Almirante Tamandaré, na Rua Alberto Piecas, uma árvore caiu sobre a fiação de energia elétrica. Em Colombo, na Avenida São Gabriel, foi registrado uma queda de árvore em via pública. Ainda em Colombo, na Rua Alexandre Nadolny, no Jardim Cruzeiro, uma árvore caiu em uma casa. Em todos os casos não houve vítimas.
Cerca de 100 mil pessoas ficaram sem energia elétrica na Grande Curitiba. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que mais de 200 eletricistas foram às ruas e durante a tarde a energia deve ser completamente restabelecida em todos os locais.
Vendaval
Segundo o Instituto Simepar, a maior velocidade do vento, em Curitiba, foi de 54 km/h, registrada entre 5h30 e 5h45 da manhã. Em Pinhais, os ventos chegaram a 67,7 km/h no final da madrugada. Em Fazenda Rio Grande, foram registradas rajadas de 59 km/h.
No Litoral, em Guaratuba, o vento soprou constante a 60 km/h. As rajadas mais fortes foram registradas em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, às 5h da manhã o vento chegou a 77 km/h.
Interior
A chuva, com fortes ventos, que começou na tarde de quarta-feira (30) deixou muitos estragos no interior do Paraná. De acordo com a Defesa Civil, os municípios mais atingidos foram Ampére, Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Santo Antônio do Sudoeste e São Miguel do Iguaçu. Mais de 2,4 mil pessoas foram afetadas, a maioria em Santo Antônio do Sudoeste. No município, 1,2 mil moradores sofreram com alagamentos ou destelhamentos.
As fortes rajadas de vento que atingiram toda a região Sul do País são causadas pela presença de um ciclone extratropical aliado a uma frente fria, que agora já se desloca para a região Sudeste.
Aliocha Maurício |
---|