A Prefeitura de Barbosa Ferraz, no Noroeste do Estado, decretou situação de emergência na tarde de ontem, depois de calcular, parcialmente, os danos causados pelo vendaval que atingiu o município na tarde de quinta-feira. Segundo o tenente Jorge Inácio da Silva, comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão e da Coordenadoria Regional da Defesa Civil, duas pessoas ficaram feridas, cerca de 250 casas foram destelhadas e em 25 delas a destruição foi completa.
Durante a tempestade, ventos de até 100 km/h, com aproximadamente cinco minutos de duração, acompanhados de chuva de granizo atingiram a cidade. O abastecimento de energia e comunicação sofreram interrupções. Conforme relatório emitido na tarde de ontem, 1.245 habitantes (cerca de 10% da população do município) foram afetados diretamente pelo vendaval.
A cidade amanheceu com troncos e galhos de árvores espalhados pelas ruas, atrapalhando o trânsito na área central. O único posto de saúde não funcionou por falta de energia elétrica. A água entrou nos consultórios e na farmácia do posto, obrigando os pacientes a irem embora. O galpão de 1.000 metros quadrados de uma granja desabou, causando a perda de quatro mil aves, que seriam vendidas no fim de semana. Algumas escolas tiveram de suspender as aulas.
“Estamos mobilizando todos os esforços necessários para atender à comunidade local”, afirmou o tenente. De acordo com Silva, a Defesa Civil está ajudando a população a cobrir suas casas com lonas e telhas. “Estamos também orientando os desabrigados a irem para casas de amigos ou parentes”, disse. Nos próximos dias, a Defesa Civil vai avaliar os danos e calcular qual foi o prejuízo para o município.
Mais chuva
O Instituto Tecnológico Simepar prevê tempo instável em todo o Estado hoje, com possibilidades de pancadas de chuva. Amanhã o tempo começa a melhorar.
Segundo o meteorologista Cézar Gonçalves Duquia, esses eventos climáticos são comuns nesta época do ano. Ele explica que o vendaval que atingiu Barbosa Ferraz foi ocasionado pela alta temperatura da região, com a chegada de uma forte chuva. “Isso gera vendaval e tempestade”, disse. Na tarde de ontem, o Simepar registrou ventos fortes a cerca de 12 km de Barbosa Ferraz.