Um forte vendaval, no início da tarde de anteontem, derrubou cinco torres metálicas de sustentação da linha de transmissão da Copel que interliga as cidades de Cianorte e Campo Mourão, na região Noroeste do Estado. Em conseqüência disso, toda a população de Campo Mourão ficou sem energia elétrica das 13h25 até às 14h07, quando a Copel conseguiu, por meio de manobras no sistema de transmissão, restabelecer os serviços.
A linha atingida opera na tensão de 138 mil volts, tem 80 quilômetros de extensão e está apoiada em cerca de 160 torres. As estruturas que caíram estão situadas nas cercanias da cidade de Terra Boa, praticamente no meio do percurso da linha. Segundo o Simepar, os ventos chegaram a 60 km/h e há muitas árvores caídas na região, dificultando ainda mais o acesso das equipes de manutenção e de engenharia de linhas da Copel Transmissão. Existe mesmo a possibilidade de que possa haver mais torres no chão, além das cinco que já foram localizadas. Só depois de concluída a inspeção da linha, é que a empresa terá como fazer um balanço exato dos estragos.
A Copel informou que não deverá haver problemas de suprimento de energia elétrica aos quase 30 mil consumidores atendidos na cidade de Campo Mourão. Conforme a área de operação da companhia, a configuração emergencial que foi adotada é capaz de atender plenamente aos níveis usuais de demanda. Contudo, por ser agora apenas uma a fonte de alimentação da cidade, a confiabilidade operacional fica reduzida até que a linha avariada volte a funcionar. Os técnicos da Copel Transmissão estimam em quinze dias, no máximo, o tempo necessário para a reconstrução das torres e a reativação da linha.