O corpo da médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa, chegará ao Brasil nesta sexta-feira (15). De acordo com informações do gabinete do senador Flavio Arns, sobrinho de Zilda, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) chega em Brasília às 3 horas da madrugada. No início da manhã, um avião com o corpo da médica segue para Curitiba, com chegada prevista para às 10 horas da manhã.
O velório acontece no mesmo dia no Palácio das Araucárias e será aberto ao público, mas o horário ainda não está definido. Zilda morreu aos 75 anos, no forte terremoto que atingiu o Haiti na terça-feira (12).
No sábado (16), às 14 horas será realizada uma Missa de Corpo Presente no mesmo local. De acordo com informações divulgadas na tarde desta quinta-feira (14), no site da Pastoral da Criança, o sepultamento será realizado após a missa, no Cemitério Água Verde, em cerimônia restrita aos familiares.
O coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, Nelson Arns, filho de Zilda, disse que várias autoridades do Brasil e de outros países estão entrando em contato para confirmar presença no enterro.
Zilda Arns morreu quando desabou a escola onde fazia palestra para padres e seminaristas, que tinham a intenção de abrir suas igrejas para receber o trabalho da pastoral. A palestra era dirigida às conferências nacionais dos religiosos do Caribe. O desabamento ocorreu no momento do discurso. Em seguida, haveria um debate sobre as atividades da Pastoral da Criança e sua metodologia comunitária.
A missão da sanitarista no Haiti iria até sexta (15). Ela estava acompanhada de uma assessora, a irmã Rosângela Maria Altoé, que já entrou em contato com a família, mas não deu muitos detalhes sobre seu estado de saúde, informando apenas que estava bem.