Estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus Ecoville, em Curitiba, tiveram um susto na manhã desta terça-feira (15). Tudo porque houve um vazamento de Bromo, um elemento químico volátil e que causa irritação nasal e de pele, no bloco C da instituição.

continua após a publicidade

A univerisade agiu rápido e evacuou o prédio. O Corpo de Bombeiros foi chamado e fez os procedimentos de segurança, isolando a área. Os outros blocos da UTFPR não foram atingidos e tiveram aula normalmente.

Apesar do incidente, ninguém ficou ferido ou intoxicado. As aulas no bloco C foram suspensas por hoje. Amanhã (16) a situação já se normaliza.

Bromo

continua após a publicidade

O Bromo é um líquido altamente volátil de forte odor que, quando entra em contato com a pele, causa irritações. Quando os sintomas de contato aparecem, eles estão sob a forma de úlceras, bolhas e/ou uma descoloração marrom da carne.

Na forma gasosa, o Bromo pode atingir os olhos, causando forte irritação e, em casos mais graves, em hipersensibilidade à luz. Se inalado, o Bromo mostra-se ainda mais perigoso. Em casos extremos, o vapor do Bromo pode causar doenças como fibrose pulmonar; enfisema; hipoxemia; falta de oxigênio no sangue; acidose metabólica e eventual morte.

continua após a publicidade