Susto matinal

Vazamento de gás faz residência explodir

O aposentado Luís Carlos, 74 anos, sofreu apenas ferimentos leves na explosão de sua casa, na manhã de ontem, na Rua Olindo Sequinel, Capão Raso. Por volta das 5h, o idoso se preparava para fazer café para a filha, que iria para a faculdade. Luís disse que, por estar sonolento, não sentiu o cheiro do gás, que vazava desde a noite anterior, após a troca do botijão.

Ao ligar a boca do fogão pela manhã, a casa foi pelos ares. Com o deslocamento do ar, a cozinha da casa desapareceu e toda estrutura da residência ficou comprometida. Luís foi encontrado sob um pedaço da parede da cozinha e a geladeira. “Nasci de novo. Eu deveria ter colocado o botijão para fora de casa, esse era um reparo eu iria fazer”, conta.

Sono

A filha e a esposa da vítima dormiam no momento do acidente e nada sofreram. Luís, com queimaduras no rosto e cortes pelo corpo, foi levado ao Hospital Evangélico e liberado cinco horas depois. A Defesa Civil interditou a casa até a chegada da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), que condenaram a estrutura após rigorosa avaliação. A família terá de reconstruir a casa.

Vizinhos se assustaram com a explosão. “Achei que era o transformador do poste quando olhei pela janela e vi estilhaços de vidro pela rua. Pensei que pudessem ser da janela da minha sala, só aí ouvi os outros vizinhos pedindo ajuda para resgatar o seu Luís”, conta o estudante Adilson Rodrigues Veiga Júnior, 21 anos.

Luís e a família contaram com a solidariedade da vizinhança, não só no resgate e cuidados até a chegada do Siate, como no retorno do aposentado após receber alta do hospital. Uma vizinha que é enfermeira deu os primeiros socorros e um casal dá abrigo à família de Luís, até que eles possam ir para casa de parentes.